sábado, 30 de março de 2013

Conclusão da obra atrasa e Aquário do Pantanal fica pronto só em 2014


A obra do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, popularmente conhecido como Aquário do Pantanal, vai sofrer atraso. De acordo com o governador André Puccinelli (PMDB), a entrega não será mais em outubro de 2013, mês que Mato Grosso do Sul completa 36 anos.
“Um oceanógrafo, vindo de Portugal, nos questionou se as pessoas não vão mergulhar nos tanques”, contou. O Aquário do Pantanal é construído no Parque das Nações, altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

Conforme relatório do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), que acompanha a execução do projeto, já foram concluídos 67% da parte física e gastos 43% do orçamento. O último documento disponível ainda traz a data de conclusão para outubro de 2013 e investimentos de R$ 84.749.754,23. A obra é executada pela Egelte Engenharia e foi lançada em maio de 2011.
Em seus 18 mil metros quadrados de área construída, equivalente a duas praças Belmar Fidalgo, o Aquário do Pantanal vai abrigar 24 tanques, que concentrarão 6,6 milhões de litros de água. Os números superlativos lhe conferem o status de maior aquário de água doce do mundo.
Sob medida  – De acordo com o titular da Semac (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia), Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, o atraso no cronograma é porque a obra é cheia de detalhes. “Não é uma obra bruta”, afirma.

A previsão do secretário e que a conclusão da estrutura básica, o esqueleto do projeto, leve até cinco meses. “Depois, entra na fase mais delicada, o fechamento, o acabamento. Que leva mais uns seis meses”, diz. A previsão é que a inauguração seja no início de 2014, mas ainda não há data definida.
Para os tanques, a encomenda do acrílico foi sob medida e o material é importado de uma empresa americana. “Tem acabamento especial, com resistência e transparência”, salienta. Sobre o mergulho em tanque, ele explica que a liberação, a princípio, será para o último reservatório, batizado de Rio Paraguai.

Negócios – Além de atrair turistas, o Aquário do Pantanal é erguido com objetivos econômicos. “Uma nova proposta na economia de Mato Grosso do Sul”, afirma o secretário. A produção de conhecimento será na cadeia do peixe e plantas aquáticas, com estudo de remédios e cosméticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário