Já está em execução a montagem das
estruturas para a construção do telhado do Terminal 3 do Aeroporto
Internacional Governador André Franco Montoro de Cumbica, em Guarulhos,
na grande São Paulo. A estrutura é composta por armações metálicas,
fixadas em pilares de concreto. Essas armações são pré-montadas no solo,
antes de serem içadas por guindastes e fixadas na estrutura, como
explica o superintendente operacional da OAS e engenheiro responsável
pelas obras, Francisco Germano.
![Marcelo Scandaroli Marcelo Scandaroli](http://www.piniweb.com.br//construcao/infra-estrutura/imagens/i394780.jpg) |
"No
total, serão 40 módulos metálicos de 70 t cada. Quatro módulos são
pré-montados ao mesmo tempo no solo e depois içados por dois guindastes
de 750 t e 850 t, nos lados Norte e Sul do prédio, até sua posição na
cobertura", diz o engenheiro. "A previsão é de que até dezembro
desse ano o prédio do terminal de passageiros já esteja totalmente
coberto, para que os trabalhos de acabamento interno possam ser
realizados sem risco de ser afetados pelas chuvas de verão", completa.Após
serem fixados nas estruturas de concreto, esses módulos receberão um
fechamento superior com telhas zipadas tipo sanduíche de alumínio ACM.
Segundo o arquiteto Andrei de Mesquita, da Engecorps, responsável pelo
projeto arquitetônico do terminal ao lado da espanhola Typsa, a
cobertura possui alto desempenho termoacústico, sem provocar uma
condensação interna, e permite a entrada de iluminação natural no
edifício."É exatamente por esse motivo que ela possui várias
águas em ângulos e alturas diferentes. Como a fachada do prédio será de
vidro, aproveitamos para projetar a cobertura em módulos 'quebrados',
que são fechados entre eles em caixilharia de vidro", diz Mesquita.A
cobertura terá claraboias com telhas de vidro especial para permitir a
entrada de luz natural. Segundo o arquiteto, em caso de incêndio, essas
claraboias estarão ligadas ao sistema de controle de fumaça e se abrirão
para facilitar seu deslocamento.Um sistema de drenagem irá
captar a água pluvial que cairá sobre a cobertura para posterior reuso
do terminal. "O sistema de drenagem da cobertura não será o tradicional,
por gravidade. É o Full Flow, que trabalha com a água preenchendo toda a
tubulação, que nesse caso poderá ser reduzida, pois não há a
necessidade de que parte dela esteja cheia de ar para fazer com que o
sistema funcione", diz. A. A água captada pela cobertura será
direcionada para reservatórios na área de serviços do terminal,
localizada no subsolo do edifício.Além da montagem da cobertura,
estão em curso o fechamento da alvenaria do terminal e a instalação dos
equipamentos principais do sistema automático de bagagens, elevadores e
escadas rolantes. A obra foi iniciada em outubro de 2012 e tem previsão
de entrega para maio de 2014, quando deve começar a pré-operação do
sistema.
Novo terminal de passageiros
O
Terminal 3 foi inspirado nos aeroportos de Heathrow, em Londres, e de
Narita, no Japão. Considerado um dos principais equipamentos para a Copa
do Mundo de 2014, o terminal será voltado exclusivamente para voos
internacionais e terá capacidade para 12 milhões de passageiros por ano.O
complexo ocupará 192 mil m² - maior do que a dos Terminais 1, 2 e 4
juntos. Será estruturado em dois blocos de edifícios, um processador e
um píer. Ao todo, são 22 pontes de embarque e pátio para 34 aeronaves. A
área comercial terá cerca de 100 estabelecimentos, entre lojas, bares,
lanchonetes, restaurantes, livrarias e serviços gerais.O
terminal, que estará interligado com o Terminal 2 por uma passarela
elevada, climatizada e dupla, com esteiras rolantes e envidraçada, ainda
será equipado com área para despacho automático de bagagem (self bag
drop), que irá permitir aos passageiros despacharem suas bagagens com
até 10 horas de antecedência.
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