quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cimbramento móvel agiliza construção de pontes no trecho leste do Rodoanel em São Paulo

Sistema permite a concretagem de 60 m de tabuleiro por semana. Prazo convencional seria um mês



O Governo de São Paulo está utilizando um equipamento conhecido como cimbramento móvel para acelerar a construção de duas pontes no Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, entre os municípios de Itaquaquecetuba e Suzano, interior de São Paulo. O método é considerado ideal para a execução de estruturas sobre regiões alagadas, como é o caso dessa obra que passa pelos rios Tietê e Guaió.
Isso porque o cimbramento móvel permite que a concretagem da supraestrutura (vigas-longarinas, pré-laje e lajes) seja feita dentro do próprio equipamento, evitando contato com o solo e aberturas de caminhos de serviço.
Com o sistema, de acordo com o governo, será possível a implantação de até 60 metros de tabuleiro de ponte por semana. Pelo método tradicional, o mesmo trecho levaria 30 dias para ser concluído. Ao todo, serão 1.650 metros de tabuleiros construídos com o cimbramento. As estruturas terão duas pistas de 16 metros de largura cada, três faixas de rolamento e um acostamento.
Considerado inédito na América Latina, o sistema M30x2-S (Cimbramento Auto-lançável Superior de Duplo Tramo) foi trazido pela empresa Contern, contratada pela SPMAR, responsável pelas obras do Rodoanel.
Vale lembrar que a SPMar também trouxe uma tecnologia portuária chamada cantitravel para a obra do trecho leste do Rodoanel, que permite a cravação das estacas de sustentação de forma aérea, ou seja, sem contato com o solo.

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