Com concretagem de laje de 1.600 m³, obras de estação de metrô do Rio de Janeiro batem recorde estadual
Processo levou 20 horas ininterruptas e cerca de 200 viagens de caminhões-betoneira para ser concluído
Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb
A construção da Estação Nossa Senhora da Paz, da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, registrou um recorde no último sábado (25): a execução de uma laje de 1.600 m³ de concreto. Essa foi a maior concretagem já realizada em obras do metrô no estado.
O processo levou 20 horas ininterruptas - entre as 22h de sexta e as 16h de sábado - para ser concluído. O maior desafio, segundo o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pela obra, foi a logística da concretagem. Ao todo, foram necessárias 200 viagens de caminhões-betoneira para o serviço. Vale lembrar ainda que a obra é localizada em uma área densamente povoada, a Zona Sul do Rio de Janeiro.
O tipo de concreto utilizado na intervenção foi o bombeado com cimento CP III. De acordo com o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pela obra, o material foi submetido a uma cura úmida. Segundo o consórcio, "assim que o concreto começou a reagir e a última camada estava revibrada, fez-se uma "piscina" para segurar o calor do cimento".
Ainda de acordo com a empresa, foi realizado um controle tecnológico do concreto em todas as cargas dos caminhões-betoneira. "O teste era realizado a cada 5 betoneiras, por meio de amostra para confirmar que o material atendia às normas de concreto".
A laje concretada será utilizada como o teto da Estação Nossa Senhora da Paz. Essa estrutura está hoje 60% concluída.
Quando pronta, a previsão do Governo do Rio de Janeiro é que Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro possa transportar mais de 300 mil pessoas. Ao todo, a linha terá aproximadamente 16 quilômetros de extensão e contará com seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz).
O empreendimento deverá começar a operar no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário