Desenhos mostram disposição das cubetas plásticas, localização e identificação dos pilares e detalhes das vigas do pavimento
Reportagem: Isis Nóbile Diniz
As lajes nervuradas são utilizadas, principalmente, por dois motivos: para reduzir o volume de concreto consumido na estrutura e quando o vão a ser vencido entre os pilares ou vigas é relativamente grande - já que essas lajes suportam maiores carregamentos. Além disso, alguns arquitetos e engenheiros optam por esse tipo de laje devido à sua plasticidade, incorporando o desenho da nervura à aparência dos ambientes.
Os desenhos técnicos de obras de concreto simples ou armado devem obedecer às condições gerais e significados normalizados pela NBR 7.191:1982 - Execução de Desenhos para Obras de Concreto Simples ou Armado. Uma laje nervurada pode ser feita com blocos de poliestireno expandido (EPS), com madeira, com blocos cerâmicos ou com fôrmas plásticas alugadas, mais usadas ultimamente. Estas têm vários tamanhos, com altura que varia desde 15 cm até 50 cm.
Na execução de obras desse tipo, devem ser tomados alguns cuidados para que sejam bem-sucedidas. Os principais são: obedecer o espaçamento e a disposição entre as nervuras indicadas no projeto estrutural e observar se é necessário o uso de contraflecha para combater as deformações da laje. Algumas vezes, esse tipo de laje é evitado devido aos limites de gabarito de altura do edifício.
Veja a seguir como ler esse tipo de projeto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário