quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Transporte - Em menos de dois meses, Tatuzão escava 221 metros de túnel da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro

Até o momento, o equipamento já deixou 128 aduelas, cada uma com 1,80 metro, encaixadas na estrutura. Obra deve ser terminada em dezembro de 2015

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

O Governo do Rio de Janeiro anunciou na última segunda-feira (17) que o Tunnel Boring Machine, conhecido como Tatuzão, já escavou e revestiu 221 metros de túnel da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro. O equipamento começou a operar no último dia 23 de dezembro.






De acordo com as informações do governo, até o momento, o Tatuzão já permitiu a instalação de 128 aduelas, cada uma com 1,80 metro. Além do túnel, a fabricação das aduelas que abastecem o equipamento, também está em ritmo acelerado. Desde julho de 2013, foram feitos mais de 1,4 mil anéis, o que representa 53% da produção necessária para a construção da linha. No total, o túnel inteiro precisará de 2,7 mil anéis para ser revestido, o equivalente a cerca de 22 mil aduelas.

O Tatuzão pesa mais de duas toneladas, tem 120 metros de comprimento e mais de 11,5 de diâmetro. A frente do equipamento é uma roda de 11,5 metros de diâmetro que girar pressionando e cortando em pequenos pedaços o solo do caminho. Além de retirar o entulho, a cada 1,80 metros, a máquina posiciona placas de concreto que pesam cerca de oito toneladas.

A nova linha, que ligará a Barra da Tijuca à Ipanema, terá seis novas estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. O Governo do Estado do Rio de Janeiro espera receber aproximadamente 300 mil passageiros diariamente no novo trecho. A obra deve ser terminada em dezembro de 2015 e a operação iniciada no segundo semestre de 2016.


Fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/Transporte/em-menos-de-dois-meses-tatuzao-escava-221-metros-de-307666-1.aspx
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário